Dicas para reduzir a queda de cabelo na menopausa

Dentre os muitos desconfortos vindos juntos com a menopausa, sem dúvida, está o da queda excessiva dos cabelos. Por isso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas para reduzir a queda de cabelo na menopausa.

Devido à alterações hormonais nessa fase da mulher, é comum surgirem alguns problemas, como a queda de cabelo, embora sua origem possa não necessariamente estar ligada à menopausa.

É bom lembrar que muitos fatores podem comprometer a saúde dos fios, e a diminuição dos níveis de hormônio feminino é só um deles.

Pesquisas relacionam a queda de cabelo à diminuição da produção de estrogênio e progesterona, hormônios que têm ligação direta tanto no processo de crescimento do cabelo como na sua queda.

Dicas para reduzir a queda de cabelo na menopausa

Dentre as soluções para o problema, o produto mascável gummy hair funciona muito bem juntamente shampoos específicos para esse fim e tratamentos com máscaras, como os mais populares. Porém, existem alguns cuidados básicos que podem ser de grande ajuda nessa fase da mulher, que vão ajudar não só a combater a queda como a resolver outras questões ligadas a beleza e saúde dos cabelos e da pele. Confira.

1. Estresse sob controle

Sem dúvida, o estresse pode acarretar em uma infinidade de problemas, dentre eles a queda. Por isso, principalmente, nessa fase, vale dar uma atenção especial ao seu bem-estar, evitando situações estressantes, que podem desencadear distúrbios hormonais. Sem falar que a redução de estrogênio costuma alterar a química do cérebro, trazendo oscilações de humor e causando ansiedade e depressão.

Portanto, a dica é procurar relaxar, investindo em hábitos de relaxamento, como ioga, exercícios respiratórios, terapias, entre outros.

2. Lentilha no cardápio

Embora muita gente não saiba, mas as lentilhas possuem muito ferro, um mineral que melhora a circulação e a oxigenação das células, garantindo um desenvolvimento saudável do folículo piloso.

3. Água para hidratar

O corpo precisa estar sempre hidratado, só assim manterá o cabelo hidratado e forte. Por isso, procure aumentar o consumo de água e de líquidos saudáveis. Na verdade, a água promove um bem para o organismo como um todo, por isso, procure consumir, ao menos, 8 copos por dia.

4. Massagens como aliadas

As massagens estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, facilitando a oxigenação e a nutrição do folículo piloso, isso tudo além de ajudar a relaxar, combatendo os efeitos negativos do estresse.

5. Quanto mais natural, melhor

Como resultado das flutuações hormonais, o cabelo está enfraquecido, por isso, o quanto mais puder mantê-los em sua forma natural, melhor. Ou seja, se não puder evitar, ao menos, diminua ao máximo o uso de tinturas químicas, ferramentas térmicas, xampus agressivos e similares.

  • Vale considerar também:
  • Cortar as pontas dos cabelos, a cada 2 meses;
  • Usar shampoos e condicionadores feitos de ingredientes naturais;
  • Deixar o cabelo secar ao ar livre;
  • Procurar pentear os fios delicadamente, com a ajuda de uma escova de cerdas naturais.

No mais, para prevenir a queda de cabelo, procure manter uma dieta saudável, rica em ácidos graxos ômega 3, proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais, frutas, vegetais e carnes magras.